Qual a resolução que autoriza a segunda licenciatura?

Você conhece sobre a segunda licenciatura? Sabe como foi que surgiu? Sabe qual é a resolução que autoriza a segunda licenciatura? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo, então fique com a gente até o final!

O que é a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é um curso de menor tempo de duração, com peso de nível superior, que permite que professores formados em licenciatura possam acrescentar mais matérias em sua grade curricular.

Como surgiu?

Em 2015, o Ministério da Educação (MEC) criou como política educacional essa forma de licenciatura. A necessidade surgiu pelo fato de haver grande carência de professores no país, principalmente na rede básica.

Em termos legais, ela é conhecida como Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 – e nela define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

Logo após, foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação, o que permitiu as instituições a criarem os cursos dentro das exigências necessárias.

Quem pode fazer a segunda licenciatura?

Como dito, somente profissionais que já tiveram formação de licenciatura. Pois a ideia é aproveitar as matérias da primeira formação, uma vez que já foram abordadas o essencial do processo educacional, e focar somente no que é específico da matéria escolhida.

Como funciona?

Independentemente da matéria de formação da primeira, é possível cursa a segunda. O que acontece é que quanto maior a afinidade das matérias o tempo do curso pode seguir o mínimo exigido. Que é de um ano.

Agora se forem diferentes, talvez seja preciso manter o tempo convencional, que é de um ano e meio.

Mas nada impede que um professor de história, por exemplo, queira fazer química, matemática, pedagogia, entre outros.

Onde fazer um curso de segunda licenciatura?

Hoje em dia é possível fazer tanto presencialmente quanto em EAD.

Em ambas as opções, o curso tem peso e são aceitos pelo mercado. Apenas fique atento para o fato do curso ser reconhecido pelo MEC.

Então basta escolher aquele que melhor se encaixa com a sua necessidade e rotina.

Quais cursos fazer?

Os cursos de segunda licenciatura abordam as matérias do Ensino Básico, sendo elas:

  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras (Português e Inglês);
  • Matemática;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Química.

Lembrando, que nem todas as instituições oferecem todos os cursos. Será preciso que o aluno verifique com a faculdade que deseja cursa.

Bom, é isso! Esperamos que com esse artigo suas dúvidas tenham sido respondidas.

Quer saber mais sobre a gente, veja nossos outros artigos!

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

um + 17 =