Qual a relevância do Ensino Lúdico e como se especializar na área?

Brincar faz parte do processo de desenvolvimento das crianças. Essas atividades desempenham um papel importante na vida dos alunos. Hoje, você vai aprender tudo sobre o Ensino Lúdico!

E você sabia que existe uma pós-graduação que habilita os profissionais da área da educação a ensinar através de brincadeiras? Estamos falando sobre a pós graduação em ensino lúdico.

Então, se você tem interesse por esse assunto, veio ao lugar certo! Aqui você vai encontrar todas as informações sobre a pós em ensino lúdico, especialmente a Pós a distância.

O que é Ensino Lúdico?

Primeiramente, é preciso destacar que a palavra “lúdico” vem do latim ludus e significa brincar.

O lúdico é uma necessidade do ser humano, mas não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento lúdico é importante pois além de facilitar a aprendizagem, também colabora para o desenvolvimento pessoal, cultural e social das crianças. Também é importante destacar que através dessas atividades lúdicas, os alunos aprendem enquanto brincam e isso torna o desenvolvimento cognitivo mais espontâneo.

Podemos dizer, então, que o Ensino Lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade dos alunos e proporcionar novos conhecimentos através de brincadeiras, jogos, músicas e danças. Nos jogos e brincadeiras desenvolvidos, as crianças podem desenvolver a coordenação, a atenção, imaginação e memória.

O ensino Lúdico na Educação Infantil e Ensino Fundamental

É preciso destacar, também, que o ensino lúdico pode ser aplicado tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental.

Na fase da Educação Infantil, as atividades lúdicas são indispensáveis para uma boa prática pedagógica. Além disso, ela proporciona uma inteiração social entre os alunos, que é essencial para o desenvolvimento e amadurecimento psicólogo das crianças.

Já no Ensino fundamental, as atividades lúdicas irão estimular a memória para os conhecimentos já adquiridos pelos alunos. Além disso, ele é essencial para que os alunos possam criar laços de amizades, afeto, companheirismo, trabalho em equipe, solidariedade, tolerância e respeito.

Porém, não basta que o professor leve brincadeiras e jogos para a sala de aula, é preciso que o docente tenha um conhecimento prévio sobre o assunto. Para isso, o curso de curso de pós-graduação em ensino lúdico é tão importante para adquirir todo o conhecimento teórico necessário.

Por que fazer uma pós em ensino Lúdico?

Então, se você quer saber os motivos para fazer essa pós-graduação, é preciso destacar que pós graduação em ensino lúdico ead é uma opção que irá fazer grande diferença não só no seu salário como também no que diz respeito a agregar conhecimento para a sua carreira.

O principal objetivo do curso da Pós ensino lúdico do EAD é preparar o profissional docente para a socialização de conhecimentos por meio de jogos, atividades e teorias de aprendizagem. O curso também proporciona suporte para fazer do ensino algo mais prazeroso para os alunos, possibilitando seu desenvolvimento e estimulando-os a criarem suas próprias estratégias de aprendizagem.

Como já dissemos, fazer uma pós-graduação pode ser determinante para quem quer ter um aumento de salário e alavancar a sua carreira, alcançando cargos mais altos. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O que vou estudar na  Pós?

Agora que você sabe como é um curso de ensino lúdico, vamos te mostrar o que você vai estudar durante o curso.

Ao todo, a especialização em ensino lúdico ead tem 450 horas, dividida em seis módulos de ensino. Essas disciplinas podem ser cursadas em 6, 9 ou 15 meses, de acordo com o que você escolher ao fazer a sua matrícula no curso. São elas:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Ludicidade e Psicomotricidade
  • Artes Visuais e Música
  • Movimento
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Como é a Pós a distância?

Agora, se você  já está convencido de que fazer a pós graduação em ensino lúdico a distância é a melhor opção para o seu futuro profissional, confira essas dicas valiosas para escolher um curso.

Primeiramente, você precisa saber que ao optar pela pós graduação em ensino lúdico a distância, você vai ter acesso a todas as aulas, livros, provas e informações sobre seu curso através de um Portal, chamado de AVA. Dentro deste Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno também vai poder solicitar documentos, ver notas, fazer avaliações e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outro ponto importante que você deve se atentar ao escolher um curso de pós graduação em ensino lúdico EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Com essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilize os métodos que melhor se encaixam no seu perfil. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Também é importante frisar sobre essa metodologia de ensino é que os materiais didáticos são produzidos pelos autores/professores. Os livros, sejam eles impressos ou digitais, têm o formato de plano de estudos. Cada capítulo do livro tem uma videoaula correspondente.

O professor de cada disciplina fica responsável por escrever o livro, gravar a videoaula e produzir as questões da prova. Assim, conseguimos manter uma unidade de ensino, trazendo melhores resultados para os alunos.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Deixe seu Comentário