Pós-graduação na área de Educação – como escolher?

Pós-graduação na área de educação é um dos cursos mais procurados no mercado. Por isso, no post de hoje vamos te ensinar como escolher um curso de especialização nesse segmento. Vale lembrar que esses cursos de especialização não possuem a obrigatoriedade de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, e nem de estagiar. Afinal, ele é destinado para quem já está no mercado de trabalho e quer virar especialista em um tema específico dentro da sua área.

Além disso, os cursos de especialização costumam ter duração a partir de seis meses. Ou seja, em pouco tempo você pode adquirir conhecimentos indispensáveis para a sua carreira na área da educação. Então, confira nossas dicas até o final do texto sobre como escolher o melhor curso para a sua carreira e aplique no seu dia a dia, na hora de fazer a sua escolha.

O que é pós-graduação na área da educação?

Antes de tudo, precisamos explicar o que são cursos de pós-graduação. Eles são especializações profissionais. Por isso, para se matricular é necessário já ter concluído um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, seja ela bacharelado ou licenciatura. É importante dizer que, normalmente, não é necessário apresentar o diploma no ato da matrícula, mas sim uma declaração de conclusão de curso. Afinal, o diploma sempre leva alguns meses para ficar pronto.

Sendo assim, a pós-graduação EAD na área de educação é direcionada para profissionais que já trabalham em escolas e instituições de ensino. Porém, qualquer profissional que tenha interesse no tema e já tenha completado a graduação, também pode se inscrever.

Mas, antes de passar algumas dicas importantes para a sua escolha, precisamos falar sobre os dois tipos de pós a lato sensu e a stricto sensu, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas logo abaixo.

Pós-graduação latu sensu

Segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Esse estilo de pós-graduação é aberto a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Na verdade, foi popularizado o termo pós-graduação como um curso lato sensu. Então, quando você ver instituições oferecendo pós, elas se referem a esse tipo de curso.

Pós graduação stricto sensu

Ainda segundo o MEC, as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Como escolher uma pós-graduação na área da Educação?

Sendo assim, o primeiro ponto que você precisa conferir é se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer esse tipo de curso. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você estiver procurando por vagas na área.

Além disso, também é interessante conferir mais sobre o histórico da instituição. Para isso, é importante saber a opinião de alunos e ex-alunos. Então, você pode acessar as páginas da faculdade nas redes sociais, como no facebook e instagram e dar uma olhada nos comentários e avaliações dos estudantes. De forma rápida, você consegue ter um panorama de como é ser aluno dessa faculdade.

Pesquise sobre o mercado de trabalho da área

É importante pesquisar e conhecer um pouco mais sobre o mercado atual da sua área. Assim, você pode identificar quais são os segmentos que estão em busca de profissionais qualificados, quais oferecem os melhores salários, etc. Dessa forma, você já estará bem informado e saberá quais caminhos seguir.

Conheça quais são as tendências da área da educação

Ainda seguindo o mesmo viés de pesquisa, é importante conferir quais são as próximas tendências para a sua área. Afinal, há alguns temas que estão sendo discutidos no momento e que podem virar tendência nos próximos seis meses ou até um ano, bem a tempo de você terminar uma pós-graduação a distância.

Para te dar uma ajuda, separamos alguns dos cursos mais procurados atualmente na área da educação:

  • Pós-graduação em Alfabetização e Letramento;
  • Pós-graduação em Educação e Sociedade;
  • Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva;
  • Pós-graduação em Gestão Escolar;
  • Pós-graduação em Libras;
  • Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional.

Converse com profissionais da área

Além de pesquisar, é importante ter um contato direto com outros profissionais da área. Assim, você pode trocar ideias e ter alguns insights. Essa prática também ajuda a criar uma rede de contatos que são importantes para o seu desenvolvimento, o chamado networking.

Considere suas habilidades e preferências

Além de conferir o que está em alta em pós-graduação EAD na área de educação, é importante sempre colocar na balança as suas habilidades e preferências. Afinal, para ser um bom profissional é preciso gostar do seu trabalho e das atividades diárias que desempenha. Então, pense quais são os seus pontos fortes e fracos na profissão. Assim, você tem dois caminhos a seguir, ou se especializa no que você já faz bem, ou então, fortalece seus pontos fracos.

Pós-graduação na área de Educação

Seguindo as nossas dicas, temos certeza que você fará a melhor escolha em relação aos cursos de pós-graduação online. Então, de um forma resumida: escolha uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); pesquise sobre o mercado de trabalho na área da educação; conheça quais são as tendências na área; converse com outros profissionais qualificados; e sempre leve em conta as suas habilidades e preferências.

Além disso, vale lembrar que a pós-graduação é a porta de entrada para novas e melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, bons salários e benefícios. Outro ponto que precisa ser considerado é que a educação sempre está sofrendo com carência de profissionais qualificados, principalmente em segmentos da educação especial e inclusiva. Ou seja, é um ponto importante que você pode explorar, se especializar e destacar o seu currículo entre os demais educadores.

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

5 − quatro =