Como é uma pós-graduação em administração escolar?

A área de administração escolar está em alta, atraindo diversos profissionais do ramo da educação. Mas, para conquistar boas vagas na área é preciso estar preparado. Por isso, no post de hoje vamos te contar o que é administração escolar, como é a pós graduação em administração escolar e tudo mais o que você precisa saber para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Então, confira o post até o final e fique bem informado sobre o assunto.

E não esquece de deixar o seu comentário ao final do texto, queremos saber a sua opinião!

O que é administração escolar?

Então, para começar, temos que falar mais sobre o termo. Sendo assim, administração escolar é a organização e aplicação das condições essenciais de que uma instituição de ensino precisa para progredir cada vez mais em busca da excelência educacional. Dessa forma, a partir dessa área é possível mobilizar alunos, pais e toda a equipe para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, já deu para perceber a sua importância no ambiente escolar como um todo.

Além disso, para que sejam atingidos bons resultados é importante entender as bases fundamentais da escola e a aplicação das melhores ferramentas de gestão. Só assim, será possível é possível contar com integração dos setores, assim como, a centralização das informações e a otimização do aceso a elas.

Curso de administração escolar

Agora que você já conhece mais sobre a área, podemos falar sobre a pós graduação em administração escolar. Sendo assim, o curso costuma ter duração entre 6 e 15 meses e é considerada uma especialização. Sendo assim, para se inscrever é necessário já ter concluído um curso de nível superior, uma graduação, podendo ser licenciatura ou bacharelado. Porém, normalmente, não é necessário apresentar o certificado da graduação no ato da inscrição no curso, apenas a declaração de conclusão. Ou seja, logo após finalizar o seu aprendizado na graduação, você já pode partir para uma pós.

O curso de especialização docente em administração escolar capacita profissionais da área de educação para atuarem como administradores em instituições educacionais. Para tanto, são trabalhadas as múltiplas competências que o administrador escolar precisa ter para se tornar um líder e empreendedor na escola, cujo ambiente tem especificidades que diferem das outras estruturas organizacionais. Dessa maneira, o aluno terá acesso a teoria e prática necessárias para desempenhar o seu papel da melhor forma possível, por isso, o curso é essencial para quem quer seguir essa carreira.

O que se estuda na pós em administração escolar?

Porém, antes de se matricular, é interessante conferir a grade curricular do curso de especialização, ou seja, quais são as matérias e temas que serão estudados nesse período. Além disso, é interessante também conferir quais são os professores da pós. Você ainda pode pesquisar sobre esses trabalhos na internet, assim como, os seus respectivos currículos e experiências.

Para te dar uma ideia, separamos abaixo um exemplo de grade curricular da pós-graduação EAD, confira:

  • Didática do Ensino Superior;
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação;
  • Políticas Educacionais;
  • Teorias da Administração;
  • Administração de Instituições Escolares;
  • Gestão de Recursos da Escola.

Tem TCC na pós graduação em administração escolar?

Muitas pessoas se questionam se há a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, na pós-graduação em administração escolar, mas a resposta é não. Porém, caso o aluno tenha interesse, algumas instituições permitem que o TCC seja realizado, mas é importante conferir as regras de cada faculdade previamente.

Além disso, também não é necessário realizar o estágio supervisionado. Afinal, entende-se que as pessoas que procuram um curso de pós-graduação já estão inseridas no mercado de trabalho da área. Ou seja, em pouco tempo e sem a necessidade de estágio e TCC, é possível concluir a pós e estar pronto para enfrentar os desafios da área. Mais um motivo para você iniciar seus estudos o quanto antes.

Confira se a faculdade é credenciada pelo MEC

Um dica bem importante na hora de encontrar a melhor instituição de ensino, é conferir se ela é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer esse tipo de curso. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar por vagas na área. Para descobrir essa informação, você pode fazer uma pesquisa rápida e fácil no site do MEC pelo nome da instituição de ensino.

Além disso, também é importante conferir o que os alunos e ex-alunos acham da faculdade em questão. Então, para verificar essas opiniões, você pode dar uma olhada nas páginas da instituição nas redes sociais, como no facebook e linkedin. No site institucional, normalmente, também há uma parte destinadas aos depoimentos dos alunos, não deixe de conferir.

Matricule-se e comece seus estudos na pós graduação em administração escolar

Se você chegou até aqui, já teve acesso a todas as informações importantes sobre o curso de especialização e conseguiu sanar suas dúvidas sobre o assunto. Dessa forma, também conseguiu perceber que o curso tem como objetivo instrumentalizar o administrador escolar para que ele possa atuar de forma eficaz e democrática nas instituições educacionais, sendo capaz de planejar estrategicamente, solucionar conflitos, elaborar e avaliar projetos, gerir com competência a equipe pedagógica e técnica e os recursos financeiros, além de conhecer as políticas e os programas educacionais para que possa contribuir de forma efetiva com melhorias na qualidade do ensino.

Então, chegou a hora de fazer a sua parte e se inscrever no curso. Temos certeza que seguindo todas as nossas dicas, você vai conseguir escolher a melhor instituição levando em conta as suas expectativas. Outro ponto importante no processo de escolha é conferir quais são os materiais de ensino que você terá acesso durante o curso.

Além disso, vale lembrar que os profissionais com certificado de pós graduação conseguem alcançar as melhores oportunidades de trabalho, além de contar com salários mais altos do que os demais. Ou seja, esse é um investimento que vale a pena fazer para o seu progresso na carreira profissional, principalmente em relação a área da educação.

Deixe seu Comentário