Planejamento de carreira e sucesso profissional: o que você precisa saber para se destacar no mercado

Hoje vamos te contar tudo sobre planejamento de carreira profissional, te ensinar como fazer um planejamento de carreira para você se tornar um profissional de sucesso. Já adiantamos que o primeiro passo é planejar graduação, e com toda a certeza a melhor opção é uma graduação ead. Depois você precisa pensar em como se planejar para uma pós graduação, e também neste caso a melhor escolha é uma pós graduação ead.

Como fazer um planejamento de carreira

Para evitar incertezas e aumentar o seu potencial de se tornar um profissional de sucesso, com toda a certeza o planejamento de carreira é uma prática altamente recomendada. Não basta depender da sorte e nem deixar o destino guiar suas escolhas, é preciso se planejar antecipadamente, saber aonde quer chegar e montar um caminho mais previsível e racional para atingir o objetivo.

Fique sabendo que você pode começar o seu planejamento de carreira desde antes ou no início da graduação. A seguir listamos as principais dicas que o ajudarão a começar, acompanhe no texto a seguir!

O primeiro passo é estabelecer um objetivo sobre o que você almeja para a sua vida profissional, é importante que você seja específico no seu propósito. Por exemplo, “quero ser diretor financeiro de uma empresa de grande porte, ganhando R$ 15.000,00 até o final de 2031”.

Em seguida, defina quais são as metas necessárias para atingir o seu objetivo. No caso do exemplo do objetivo de se tornar um diretor financeiro, entre as metas que você precisa realizar podemos citar:

  • Ingressar em uma graduação ead de Administração, Economia ou Ciências Contábeis;
  • Realizar estágios na área da graduação ead;
  • Conseguir um emprego de analista financeiro em até 1 ano após a conclusão da graduação ead;
  • Chegar a um cargo de gerência depois de 5 anos no mercado de trabalho.

Quanto mais cedo você define seus objetivos, metas e desafios, mais tempo terá para se preparar melhor. Na sua decisão é importante que você faça uma análise do mercado de trabalho, procure saber quais são as profissões do futuro e quais são as tendências da atualidade.

Ainda pensando em cima do exemplo de se tornar um diretor financeiro, é importante saber por que escolher uma graduação a distancia em administração, economia ou ciências contábeis pode fazer toda a diferença para o início da sua carreira. Você poderá estudar no conforto da sua residência, no tempo que tiver disponível e sem se preocupar com tempo de deslocamento e também com a falta de segurança pública.

Porém, antes de iniciar a sua graduação ead é preciso que você leve em conta que terá que trabalhar diariamente em um escritório fechado e na frente de um computador; se você pensa em trabalhar com números; se sabe qual é a faixa salarial média nessa área; qual a quantidade de horas trabalhadas por dia; entre outros. Uma boa ideia é conversar com profissionais que já estão no mercado de trabalho e podem te contar um pouco sobre o dia a dia da profissão.

Você deve estudar em um curso, seja de graduação ead ou pós graduação ead com o qual você se identifique. Análise seus próprios pontos fortes e fracos para fazer uma escolha acertada do curso e da profissão que pretende seguir. Por exemplo, se você tem mais facilidade na área de humanas, possui um bom poder de argumentação e não gosta de trabalhar com números, escolher um curso de Direito e, consequentemente, investir na carreira de advogado, promotor, juiz ou delegado pode ser o mais indicado.

Antes de escolher a faculdade, é importante também conhecer um pouco mais a respeito do curso. Procure informações sobre o tempo de duração, disciplinas, carga horária de estágio e outros detalhes. O seu plano de carreira com toda a certeza deve considerar a seleção de uma boa faculdade, afinal, é a fase na qual você investirá 4 ou 5 anos da sua vida para se preparar para se tornar um profissional de sucesso.

A escolha por uma faculdade para cursar graduação ead ou pós graduação ead deve levar em conta até as questões mais básicas, como localização do polo presencial e valor das mensalidades. É bom dar um peso maior para os critérios mais relevantes para a sua carreira, como por exemplo a nota do curso no Ministério da Educação (MEC), a participação no mercado de ex-alunos da faculdade, a qualificação dos professores, entre outros.

Você deve também pensar no em como desenvolver suas habilidades, com um mercado de trabalho como o de hoje que é muito exigente, ter apenas um diploma universitário não é um grande diferencial. É fundamental aprimorar habilidades como a língua estrangeira, seja ela o inglês, espanhol, francês, italiano, mandarim, etc. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que tenham facilidade de se comunicar em diferentes idiomas.

Uma boa pedida é procurar por cursos de especialização assim que terminar sua faculdade. Com toda a certeza uma das metas depois de terminada a graduação ead deve ser entrar em um curso de pós graduação ead. Você precisa se manter sempre atualizado, estudando se capacitando durante toda a sua carreira profissional, pois quem não se atualiza acaba perdendo espaço no mercado.

Por outro lado, é importante também que você prepare planos alternativos. Uma questão que você precisa saber sobre o planejamento de carreira é que ele não é algo imutável e definitivo. Uma das principais características de um plano de carreira deve ser a flexibilidade, afinal as pessoas e o mercado de trabalho mudam com o tempo. É importante preparar planos alternativos de carreira caso aquela que você almejou não dê certo logo de início.

Realizar um planejamento de carreira pode ser o diferencial em relação às pessoas que não planejam a vida profissional. E isso se deve ao fato de que quando um universitário desiste de um curso na metade do caminho, ele pode continuar sem ter certeza sobre o caminho que precisa seguir. Se você possui uma alternativa preparada, já sairá na frente dos concorrentes pois poderá reagir mais rapidamente às mudanças que surgirem ao longo da sua vida acadêmica e profissional.

Por fim, saiba que o seu sucesso profissional pode até não depender unicamente de um planejamento de carreira. Mas, não dá para negar que com um plano bem definido você terá mais segurança e preparo para atingir seus objetivos. Por isso, comece o quanto antes sua análise pessoal, avalie o mercado, as profissões, as faculdades e, principalmente, a defina seus objetivos a longo prazo.

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezesseis − 7 =