Pesquisa do Google: Estudar e cuidar da Saúde são tendências do brasileiro para 2021

Nesse texto vamos te contar tudo sobre as tendências para 2021, educação em 2021, enem 2021, vestibular 2021, enfim todas as notícias que você precisa saber sobre o que fazer em 2021!

TENDÊNCIAS DOS BRASILEIROS EM 2021

O ano de 2020 foi bastante atípico no mundo todo, e isso não foi diferente por aqui. De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Google, 19% dos brasileiros adiaram seus planos para 2021 devido a pandemia de Covid-19.

Com relação a estes dados, o principal desejo da população brasileira é de se mudar da casa atual, seguido por começar a estudar. Além disso, as prioridades dos brasileiros para os próximos meses de 2021 serão cuidar da saúde, investir dinheiro, emagrecer e fazer exercícios, aprender uma nova língua e, por fim, comprar um automóvel.

As buscas por termos relacionados a empregos e capacitação também aparecem na lista, na tentativa de saber como realizar esses desejos. Assim sendo, as tendências para 2021 dos principais serviços procurados são as seguintes: Academia, Escolas e Universidades, Site de emprego, Consulta média e Site de busca de imóvel.

Lembrando que essa pesquisa do Google foi realizada em outubro de 2020 através de uma Consumer Survey, ferramenta da empresa que permitiu entrevistar 1.000 brasileiros conectados em todo o Brasil, com idades entre 18 e 64 anos.

EDUCAÇÃO EM 2021

Quando falamos sobre educação e o que esperamos para o ano que se inicia podemos afirmar inicialmente que a educação brasileira possui um cenário bastante diverso, devido ao fato de que existem muitas particularidades e desigualdades regionais. Sabemos que a tecnologia não é acessível para todos (cerca de 30% dos brasileiros não ainda não possuem conexão com a internet) porém, em termos globais, o Brasil tem 70% da população conectada, ficando à frente da média mundial, que é de apenas 57%.

Como já era esperado, os estudantes mais novos que fazem parte da “Geração Z” (nascidos nos anos 2000) e “Geração Alpha” (nascidos a partir de 2010) estão muito mais conectados às telas do que qualquer geração anterior. E, para prender a atenção desse público, é preciso trabalhar muito bem com um conteúdo educativo online, em novos formatos atrativos e até mesmo com apoio didático de uma inteligência artificial.

A principal tendência para este e os próximos anos é que o ensino passe a ser híbrido, mesclando tanto a modalidade presencial quanto EAD (educação a distância). Com a pandemia, a experiência do ensino remoto apresentou muitas reflexões sobre o modo de ensinar e aprender, tanto para instituições de ensino como para os alunos e os pais.

Portanto, podemos afirmar que o investimento em tecnologia educacional passou a ser uma necessidade em todas as instituições de ensino. A transformação digital pela qual passa o setor é incomparável e ainda é preciso considerar também maneiras de deixar o aprendizado cada vez mais inclusivo.

Dessa maneira, é muito importante levar em conta a necessidade de os professores estarem em formação contínua, para que desenvolvam as habilidades necessárias para adaptação aos mais diversos cenários educacionais, tendo o estudante como foco do processo e também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Teoria e prática andarão cada vez mais lado a lado dentro do processo de ensino a aprendizagem, portanto é necessário o uso de uma metodologia baseada em projetos com soluções pragmáticas que beneficiem a sociedade e ofereçam projetos integradores para o nível superior e formativos no nível médio, o que é possibilitado devido a flexibilidade curricular.

Enfim, a inteligência artificial e de dados, além de práticas de realidade virtual e aumentada serão cada vez mais utilizadas na otimização de processos e atividades repetitivas, como também na área da educação, o que acabará proporcionando análises e experiências cada vez mais próximas da realidade.

ENEM 2021

Ainda não forma divulgadas datas de inscrição, publicação do edital e de provas, para quem finalizou o ensino médio em 2020 e planeja prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 para ingressar no ensino superior em 2022. A atual edição da prova tem previsão de divulgação dos resultados no final de março, então até lá, não devem ser divulgadas informações sobre o próximo exame.

Mas, é importante destacar que a partir deste ano começará a ser aplicado o ENEM seriado. Ele não irá substituir o modelo regular da prova, que continuará acontecendo normalmente, mas é uma opção para os estudantes. Ele funcionará como um conjunto de provas realizadas ao longo dos três anos do ensino médio, semelhante ao vestibular seriado PAS (Programa de Avaliação Seriada) aplicado pela UnB (Universidade de Brasília).

Na prática, no ENEM seriado, os alunos passarão a realizar uma prova ao final de cada ano do ensino médio: um aluno do 1º ano, por exemplo, fará o exame com questões correspondentes apenas ao conteúdo de matérias aprendidas ao longo do 1.º ano, e assim por diante. Esse formato é diferente do vestibular tradicional, que avalia todos os conteúdos dos três anos do ensino médio em apenas uma prova com questões de todos os assuntos.

VESTIBULAR 2021

Algumas instituições já encerraram suas inscrições em 2020 e estão realizando suas provas para ingresso agora no primeiro semestre de 2021. Porém, ainda existem opções com inscrições abertas, para ingresso nos próximos meses, confira:

  • Centro Universitário Senac – Inscrições até 19/02 para o vestibular digital 2021/1;
  • UNIT (Universidade Tiradentes) – Inscrições até 28/04 para o vestibular 2021/1;
  • Universidade Feevale – Inscrições até 11/03 para o vestibular de verão 2021;
  • IFSuldeMinas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) – Inscrições até 15/02 para o vestibular 2021/1;
  • UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) – Inscrições até 10/03 para o vestibular 2021;
  • Unifei (Universidade Federal de Itajubá) – Inscrições até 11/02 para o vestibular 2021;
  • Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) – Inscrições até 04/02 para o vestibular 2021;
  • UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná) – Inscrições até 17/02 para o vestibular 2021;
  • UFPA (Universidade Federal do Pará) – Inscrições até 05/02 para o PS 2021;
  • Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) – Inscrições até 12/02 para o PAES 2020;

 

 

Deixe seu Comentário