O que é Robótica Educacional?

A tecnologia é uma grande aliada da educação. Nesse sentido, a robótica educacional pode estimular diferentes aspectos  e proporcionar ganhos para os processos de aprendizagem em sala de aula. 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a robótica educacional, veio ao lugar certo. Aqui no Canal do Produtor você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esse assunto e como a robótica pode ser aplicada dentro do ambiente escolar. 

O que é robótica educacional?

Primeiramente, você precisa saber o que é robótica, para então entender os benefícios e como funcio a  robótica para crianças

Então, vamos às definições: A robótica nada mais é que o desenvolvimento de  uma série de processos para que um robô execute um conjunto de instruções. Na área educacional, é uma atividade prática que tem o objetivo de ajudar o aluno a construir o próprio conhecimento, através da realização de uma ação. Para isso, são utilizados materiais mesclados, como sucatas, ou kits prontos, próprios para essa finalidade. 

Na prática, esses kits são formados por peças diversas, motores e sensores, que são controlados por uma placa, na qual os alunos podem programar o funcionamento dos robôs montados. Com eles, os alunos podem desenvolver, de fato, a criatividade ao realizar a montagem do próprio projeto. 

Benefícios da Robótica educacional

Se você tem dúvidas ainda sobre para que serve a robótica, precisa saber que ela oferece às crianças e adolescentes diversos benefícios. 

Então, para que você possa entender um pouco melhor dessas vantagens, o Canal do Produtor preparou uma lista sobre elas. Aqui, você vai ver como a robótica auxilia no estímulo ao raciocínio lógico, maior desempenho na escola, aprimoramento da escola, capacidade de organização, descoberta de aptidões, estímulo à criatividade e soluções para situações adversas e Companheirismo e Cooperação. Mas vamos falar sobre cada um deles a seguir. Confira: 

Estímulo ao raciocínio lógico

Para realizar as ações necessárias, os alunos precisam aprender sobre linguagem de programação, e isso os leva a pensar de forma mais estruturada. Na linguagem de programação, palavras e sequências de números viram códigos que, por sua vez, determinam os comandos que serão executados pelo computador. 

Com o uso da programação e da robótica, os alunos podem, de fato, desenvolver o lado esquerdo do cérebro, que é o responsável pelo raciocínio analítico, lógico e crítico, dessa forma, ele tem mais facilidade no aprendizado de disciplinas como matemática, física, química e geometria. 

Melhor desempenho escolar 

Além das disciplinas citadas acima, os alunos que têm aula de robótica desenvolvem também facilidade em outras matérias. 

Com a robótica, as crianças e adolescentes se familiarizam mais rapidamente com novas palavras e aprendem com mais facilidade conceitos de qualquer área do conhecimento, tornando seu desempenho escolar mais satisfatório. 

Aprimoramento da Escrita

Também é possível dizer que os alunos que praticam a robótica, aprendem com mais facildade as disciplinas das ciências humanas. Eles aprendem, de fato, a ordenar melhor suas ideias, aprimoram a expressão de conceitos, a interpretação de texto e a escrita. Por fim, esses alunos também conseguem estruturar maia facilidade um texto, por exemplo. 

 Capacidade de Organização

Para desenvolver um projeto de robótica, os alunos precisam aprender a organizar pensamentos para tomar decisões. Então, é possível concluir que eles terão uma capacidade de organização mais apurada. Eles vão ter mais facilidade para planejar as tarefas, administrar o tempo e ainda ganham a perspectiva de realidade, já que aprendem que as coisas não surgem prontas. 

Descoberta de novas aptidões

A robótica faz com que os alunos tenham a oportunidade de descobrir suas aptidões e potencialidades. Além disso, também podemos dizer que no futuro, eles terão, de fato, destaque no mercado de trabalho, já que terão adquirido habilidades diferenciadas.  

Estímulo à criatividade e soluções para situações adversas

Um dos maiores benefícios da roótica é que ela desperta a criatividade e o espírito inventido das crianças e adolescentes. Eles serão capazes de identificar, analisar e solucionar problemas, que serão úteis durante toda a vida desses alunos. Além disso, eles desenvolvem resiliência, flexibilidade e uma comunicação mais fluida. 

Cooperação e companheirismo

Por fim, podemos destacar que a robótica ajuda os alunos a desenvolver o companheirismo e a cooperação com outros colegas. Com a robótica eles precisam interagir uns com os outros, para fazer com que o projeto funcione integralmente. E essa hailidade vai ser útil até a idade adulta. 

Quando começar a aprender Robótica Educacional

O aprendizado da robótica pode começar já na educação infantil. Quanto mais cedo, mais esses alunos poderão desenvolver as habilidades citadas acima. 

Então, confira as atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, de acordo com a faixa etária de cada um: 

  • Alunos a partir de 2 anos: com essas crianças é possível começar o ensino da robótica com a montagem de brinquedos educativos, respeitando as habilidades dos alunos com essa faixa etária. 
  • Aos 4 anos: com essa idade, já é possível estimular os alunos a solucionar pequenos problemas, como por exemplo, como consertar um brinquedo ou fazer algumas  simulações.
  • Alunos com 7 anos: Para esses alunos, já é possível fazer com que eles realizem atividades lúdicas e trabalhem softwares especiais. Eles podem, por exemplo, aprender a inserir um comando para que os robôs possam realizar algumas ações.
  • Aos 14 anos: Nessa fase, eles já podem realizar comandos mais complexos, eles podem comandar aplicativos específicos e já terão maior habituação com a linguagem técnica da programação.

Por fim, é muito importante ressaltar que, independente da idade, os alunos que participam de aulas e atividades de robótica, desenvolvem habilidades e aptidões que serão fundamentais durante a idade escolar, no desempenho nas disciplinas e convivência com outros alunos, e principalmente, essas habilidades serão fundamentais na vida adulta. Já que ao entrarem no mercado de trabalho, a resiliência, capacidade analítica, de cooperação e todas as outras citadas, poderão ser determinantes, independente de qual carreira esse aluno escolher. Essas habilidades são úteis e serão bem aproveitadas em todas as áreas. Mas não é só na vida profissional, na vida pessoal essas aptidões podem ser importantes, já que essas crianças e adolescentes vão aprender de maneira eficiente como se relacionar com outras pessoas e como resolver os seus problemas de forma eficaz. 

Então, podemos concluir que, mais que uma disciplina escolar, a robótica proporciona aos alunos um crescimento intelectual e pessoal muito importantes. 

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

quatro × quatro =