Licenciatura em Geografia EAD: tudo o que você precisa saber!

Lecionar conteúdos sobre relevos, globalização, urbanização, problemas ambientais, clima, teorias demográficas e migrações internacionais está entre a rotina profissional de um professor de Geografia.

Porém, para que esta atuação seja possível, é preciso antes enfrentar, ao menos, quatro anos de estudos inteiramente dedicados a um curso de licenciatura em geografia EAD.

Só assim, com o diploma em mãos, o professor estará apto à lecionar para turmas de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e/ou particulares.

Para você que manifesta interesse pela carreira de professor de Geografia, chegou a hora de conhecer mais sobre o assunto. Por isso, o texto de hoje aqui do blog Canal do Produtor é inteiramente dedicado a faculdade de geografia ead.

Neste sentido, a partir de agora, você conhecerá diversos aspectos sobre a graduação como grade curricular, valores de mensalidades, mercado de trabalho e perfil do profissional, além de receber dicas precisas de como escolher a melhor faculdade EAD para seus estudos.

Perfil do profissional que estuda Geografia EAD

Antes de tudo, para que você possa se tornar um bom profissional na área é preciso gostar de estudar e compreender a relação do meio ambiente com o ser humano.

Por isso, manter a curiosidade em alta sobre o assunto é muito importante. Além disso, é preciso ter um ótimo senso de observação, pois pequenos detalhes fazem diferença em análises e projeções, principalmente nos conteúdos sobre demografia.

Outra qualidade imprescindível para a função é gostar do contato com o meio ambiente.

Grade curricular do curso de Geografia EAD

A grade curricular do curso de Geografia EAD costuma apresentar conteúdos diversos, que contribuem de forma bastante significativa para a formação do profissional.

Neste sentido, para que você possa conhecer ainda mais sobre o curso, separamos abaixo a lista de matérias integrantes da graduação em geografia ead oferecida pelo EAD Plus Santa Cruz.

Nos primeiros dois anos, as disciplinas são História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade, Filosofia da Educação, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Sociologia da Educação, Prática Pedagógica I, Atividades Curriculares Complementares, Fundamentos e História da Geografia, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica, Didática, Educação e Ludicidade, Educação Ambiental, Prática Pedagógica II, Projeto Integrador I, Currículo e Planejamento na Educação Básica, Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, Biogeografia e Impactos Ambientais, Metodologia do Ensino da Geografia no Ensino Fundamental, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Prática Pedagógica III, Metodologia do Ensino da Geografia no Ensino Médio, Organização do Espaço Mundial, Antropologia Cultural, Fundamentos da Geologia, Geografia Regional do Brasil, Prática Pedagógica IV e Projeto Integrador II.

Já nos anos finais, os conteúdos abordam Fundamentos da Geografia Física, Introdução à Cartografia, Estágio Supervisionado, Geografia Urbana, Transversalidade na Educação, Prática Pedagógica V, Geografia da População, Geografia Rural, Geografia Política, Econômica e Industrial, Avaliação da Aprendizagem, Prática Pedagógica VI, Projeto Integrador III, Geomorfologia Geral, Climatologia, Estágio Supervisionado II, Gestão Educacional, Direitos Educacionais das Crianças e dos Adolescentes, Prática Pedagógica VII, Introdução às Geotecnologias, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Tópicos Especiais, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Prática Pedagógica VIII, Projeto Integrador IV e Análise Espacial.

Qual a duração do curso de geografia EAD?

Como já mencionamos de forma breve no início deste texto, a duração do curso geografia EAD é de 4 anos.

Geralmente, na licenciatura os períodos são divididos em 8 semestres, que possuem a carga horária total de 3.200 horas curriculares.

Quanto custa estudar Licenciatura em Geografia EAD?

Para que você possa ter uma ideia dos valores de um curso de licenciatura em Geografia, trouxemos abaixo as mensalidades que, atualmente, são aplicadas pelo EAD Plus Santa Cruz.

A instituição possui duas opções: uma delas com duração de 48 meses e mensalidades de R$ 189 e outra com duração de 64 meses e custo mensal de R$ 141,75.

Vale lembrar que neste valor estão incluídos os materiais didáticos, que são compostos por livros e DVD’S, além de acesso à plataforma on-line.

Mercado de trabalho para os profissionais de Geografia

Os profissionais que optam pela carreira acadêmica nesta área encontram um alto índice de empregabilidade. Isso porque, existe uma carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Outra grande opção é o ingresso na iniciativa pública, por meio de concursos. As oportunidades costumam aparecer, principalmente, para os licenciados, ou seja, aquelas pessoas que optaram pela licenciatura em Geografia e que podem dar aulas desta disciplina em escolas públicas e privadas. Você pode encontrar vagas em concursos de secretarias municipais e estaduais, além de prefeituras, câmaras municipais, instituições e fundações.

Então, basta ficar atento aos portais de notícias sobre certames e procurar por concursos para formados em Geografia. Durante esse processo, é interessante também já iniciar a sua preparação. Afinal, apenas o conteúdo aprendido durante a graduação costuma não ser o suficiente para ser aprovado no concurso. Esses certames, exigem uma preparação mais direcionada, por isso, um curso online pode ser uma boa opção.

Como escolher uma faculdade de Geografia EAD

O ingresso no ensino superior requer sempre muita atenção e cuidado, isso porque você está tratando do seu futuro profissional.

Por este motivo, para descobrir qual é a melhor faculdade de Geografia para você, não deixe de levar em consideração os seguintes requisitos:

– Conceitos e avaliações do Ministério da Educação – MEC para a instituição;

– Benefícios e facilidades oferecidos, como flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de material impresso e online e sistema de avaliação simplificado;

– Mensalidades que cabem no seu bolso, a fim de evitar futuros transtornos financeiros;

– Qualidade do corpo docente;

Assim, após esta pequena avaliação você, com certeza, encontrará com segurança a faculdade ideal, onde será possível confiar a sua formação.

Por fim, esperamos que com este texto você tenha tido a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas sobre a carreira do professor de Geografia. Mas, para enriquecer mais o seu conhecimento sobre a profissão, recomendamos ainda que, caso seja possível, você entre em contato com profissionais da área ou acadêmicos do curso de licenciatura para entender melhor sobre o desempenho da função e sua rotina dentro das escolas.

Deixe seu Comentário