História EAD: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Hoje vamos te contar tudo sobre o curso de história ead! Vamos falar sobre como é um curso de história ead, qual é a diferença entre licenciatura em história ead e bacharelado em história ead e ainda te mostrar a melhor opção de faculdade de história ead.

Grade curricular do curso de história ead 

Em primeiro lugar, se você está pensando em estudar história a distância, precisa saber quais são as matérias que verá ao longo dos 4 anos para obter seu diploma de curso de história ead.

Para isso, pegamos como exemplo as informações do Centro Universitário Unilins, que é uma faculdade à distância que oferece diversas opções de curso, dentre elas a de licenciatura em história ead que possui uma carga horária total de 3.380 horas.

No primeiro semestre você terá contato com as disciplinas de História da Educação (60h); Prática Textual em Língua Portuguesa (60h); Formação Docente para a Diversidade (60h); Escola e Sociedade (60h); Filosofia da Educação (60h); Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico (60h) e Atividade Formativa I (50h).

Por outro lado, no segundo semestre as disciplinas são Novos Caminhos para Profissionais da Educação (30h); Psicologia da Educação (60h); Educação Ambiental e Cidadania (30h); Sociologia da Educação (60h); Libras – Língua Brasileira de Sinais (60h) e  Atividade Formativa II (50h).

Já no terceiro semestre as matérias envolvem Introdução aos Estudos Históricos (60h); Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais (30h); Legislação Educacional (60h); Didática (90h); Currículo e Planejamento da Educação Básica (60h); Teoria da História (60h) e Atividade Formativa III (50h).

Seguindo, no quarto semestre, as matérias englobam Metodologia do Ensino de História no Ensino Fundamental (90h); História Antiga (60h); História Medieval (60h); Metodologia do Ensino de História no Ensino Médio (90h); Educação e Ludicidade (60h) e Atividade Formativa IV (50h).

Já no quinto semestre, a grade curricular inclui História Moderna (60h); Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva (60h); História do Brasil: do início da Colonização às Conjurações (60h); Estágio Supervisionado na Educação Básica I (100h); História do Brasil: dos tempos do Iluminismo à Independência (60h); Transversalidade na Educação(30h) e Atividade Formativa V (50h).

Seguindo, no sexto semestre, você terá contato com as matérias de História Contemporânea (60h); História da América Independente e Contemporânea (60h); História do Brasil: da Proclamação da República ao Golpe de 1930 (60h); Estágio Supervisionado na Educação Básica II (100h); História do Brasil Contemporâneo (60h); Avaliação da Aprendizagem (60h) e Atividade Formativa VI (50h).

No penúltimo semestre, o sétimo, as disciplinas envolvem Patrimônio Histórico e Cultura no Brasil (60h); História da Arte (60h); Estágio Supervisionado na Educação Básica III (100h); Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes (30h); Gestão Educacional (60h); Tópicos Especiais (30h) e Atividade Formativa VII (50h).

Por fim, no último semestre do curso de história ead as disciplinas englobam Geografia da População (60h); História das Ideias Políticas, Econômicas e Sociais (60h); Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar (100h); Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (40h); Arquivologia e Museologia (45h); Iconografia e Iconologia (45h); Atividade Formativa VIII (50h) e Atividades complementares (o total é de 200h, mas elas podem ser realizadas já a partir do 1.º módulo).

Diferença entre licenciatura e bacharelado em história ead

A primeira coisa a se levar em conta é que a formação de bacharelado em história oferece possibilidade de trabalhar na área de atuação escolhida e depois se tornar especialista no tema. Com essa formação é possível trabalhar no segmento empresarial, público e pesquisa. Por exemplo, é possível se tornar um historiador especializado na área de pesquisa para preservação de arquivos históricos, documentação de arquivos públicos e até como assessor de produções de televisão e cinema.

Por outro lado, com uma licenciatura em história você poderá trabalhar exclusivamente na carreira de professor. Um curso de licenciatura oferece a possibilidade de lecionar aulas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Para lecionar em níveis de Educação Superior, é preciso posteriormente, cursar uma pós-graduação stricto-sensu e obter pelo menos o título de Mestre.

Faculdade de história ead

O EAD Pleno Unilins está entre as melhores faculdades ead, possui nota 4 no Ministério da Educação (MEC) e reconhecimento em todos os seus cursos da modalidade de educação a distância. Essa é uma faculdade ead que inovou o modo tradicional de ensinar e aprender, com uma metodologia específica, que garante um aprendizado mais completo, mais simples e mais flexível.

Nessa instituição é possível cursar história ead com materiais compostos por livros impressos, videoaulas em DVD e também online. O acesso dos alunos é feito por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (também chamado de AVA). No EAD Pleno Unilins a oferta ao acesso ao conhecimento é feita de forma prática e diversificada, sempre respeitando as possibilidades de cada um dos alunos, e considerando até mesmo qualquer dificuldade de conexão ou acesso à internet que possam surgir.

Fique sabendo que, ao contrário do que muita gente pensa, com o EAD Pleno Unilins é possível estudar mesmo sem internet, uma vez que o método não se prende somente aos recursos tecnológicos. Qualquer limitador entre o aluno e o conteúdo é retirado, pois a instituição de ensino oferece uma experiência de aprendizagem completa, já que os materiais impressos e online estão todos junto ao alcance das mãos de cada aluno.

Como já mencionamos, o EAD Pleno Unilins combina uma excelente didática com o domínio completo dos conteúdos no currículo. O corpo docente da faculdade ead é formado pelos melhores e mais renomados profissionais do país e do mundo, sem limites geográficos. Isso com toda a certeza traz segurança e desperta em todos os alunos a vontade de aprender cada vez mais.

Por fim, pensando neste sentido de aproveitar sempre todo o potencial dos educadores, o EAD Pleno Unlins desenvolveu uma metodologia superior, muito mais simples e de fácil entendimento. E, para obter este resultado, a instituição dá possibilidade de que os professores (que são chamados também de autores)ao escreverem os livros, sejam os mesmos que gravrão as videoaulas e e farão a elaboração das questões. O resultado é a unidade no compartilhamento das informações, o que por consequência minimiza possíveis dúvidas.

 

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

onze + 19 =