Descubra a relevância de uma pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira!

A História e Cultura Afro-Brasileira há muitos e muitos anos tem estado constantemente presente nos costumes de todos os brasileiros, talvez até bem mais enraizada do que imaginamos. Infelizmente ainda são inúmeras as pessoas que não se dão conta disso, única e exclusivamente por puro desconhecimento, oriundo claro, da falta de informação, uma vez que o tema não é tão propagado como deve e merece ser. Não a toa existe uma pós-graduação destinada justamente a ensinar toda essa riqueza, e fazer com que aqueles que aprendem possam vir a difundir o mesmo ensinamento para outros tanto.

Esse curso é buscado em sua maioria por profissionais formados em Ciências Sociais, em áreas que envolvam Educação, por historiadores, e claro, por graduados em alguma área do conhecimento qualquer e que tenha interesse em ampliar suas referências metodológicas e bibliográficas. A especialização promove a formação de especialistas para que aprimorem o ensinamento a respeito do tema no Ensino Fundamental e Médio, além de desenvolver uma reflexão crítica sobre seu ensino.

Mas antes de falarmos a respeito da pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira propriamente dita, convém falarmos um pouco mais a respeito do contexto geral. Podemos definir como o conjunto de manifestações culturais vistas em nosso país, e que tiveram influência, claro, da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia, trazida pelos escravos que vinham traficados da África, até os dias de hoje.

As manifestações afro-brasileiras, como já dissemos no início, fazem parte constante do nosso cotidiano, principalmente em forma de artes, culinária, música e religião. Porém, o legado dessa cultura sem dúvida é ainda mais amplo e poderíamos passar centenas de linhas falando sobre, mas nesse momento vamos dar foco apenas às mais conhecidas entre elas.

Quando falamos de música, é impossível encontrar alguém que nunca tenha escutado ou dançado ao som de um bom samba, que talvez seja o ritmo mais conhecido e que originou também tão famoso quanto pagode, e também do maracatu, do carimbó, do maxixe, da lambada, e até de outros um pouco menos famosos, como o maculelê, o ijexá e o jongo. Isso para citar apenas alguns.

No aspecto culinário, provavelmente o legado cultural africano mais apreciado por todos, podemos citar pratos conhecidos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, como feijoada, acarajé e moqueca, bem como outros também muito falados (e provados) como angu, cuscuz, pamonha, cocada, quindim, caruru, vatapá, mungunzá, abará, quibebe e xinxim. Para que não sabe, todos eles têm em seus preparos a utilização do azeite de dendê, que é extraído de uma palmeira africana plantada em nosso solo.

Já no que tange religião, é possível citarmos o Candomblé e a Umbanda, a Macumba, o Xangô do Nordeste, a Quimbanda e o Catimbó, enumerando apenas poucas entre tantas que existem, como sendo algumas das que mantêm raízes africanas em suas casas tradicionais quase que em sua totalidade. Um dado interessante e que vale a pena trazermos, é que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 0,5% dos brasileiros seguem alguma religião que tem origem africana.

Só com esses breves exemplos acreditamos que conseguimos provar a importância histórica e cultural que o povo africano tem em nossas vidas, certo? Vamos então falar agora sobre a pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira EAD.

Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira

A pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira a Distância visa especializar profissionais do ensino para a incorporação das temáticas relacionadas a cultura africana, e claro, afro-brasileira. E mais, o curso provê também o conhecimento da História e Cultura dos Afrodescendentes, visando aprimorar os ensinamentos sobre o tema superando as visões tradicionais.

O principal objetivo dessa especialização é permitir que o educador, o cientista social, o historiador, e os demais profissionais interessados pelo tema, obtenham o conhecimento das regulamentações que dispõe sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Os alunos deste curso terão ainda uma visão integrada acerca da história e da cultura da África e do Brasil, com a relevância necessária da integração dos negros nas áreas cultural, econômica, política e social.

Durante o curso, que tem duração mínima de seis meses, e que também pode ser concluído em nove ou 15 meses, mas cuja carga horária total é de 450 horas, o docente terá acesso a uma série de disciplinas fundamentais para sua formação, cada uma delas criada especialmente para esse curso. São elas:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Direitos Humanos
  • Relações Étnico-Raciais
  • História da África e da Cultura Afro-Brasileira
  • Africanidades e Democracia

Outro fator que costuma fazer bastante diferença na hora de escolher entre fazer ou não uma pós-graduação é o critério financeiro, ou melhor, a maiores ganhos no mercado de trabalho. Uma série de pesquisas recentes, realizadas com cerca de dois milhões de profissionais, em mais de quatro mil cidades ao redor do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

Portanto, se você vier a optar em fazer uma pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira, seja pelo motivo que for, busque matricular-se em uma instituição que seja referência quando o assunto é educação a distância, tendo não apenas esse, mas todos os seus cursos de especialização credenciados pelo Ministério da Educação com uma uma excelente nota.

Prefira também uma faculdade EAD que não limite seus estudos, permitindo que possa estudar não apenas com materiais didáticos impressos, compostos por livros impressos e videoaulas em DVD, mas também em suas versões digitais, que podem ser acessados via internet. E claro, que todos eles sejam produzidos pelos mais qualificados professores-autores dentro de sua área de especialização.

Dessa forma, acredite, você terá não apenas a comodidade característica de um curso feito, na grande maioria do tempo, a distância, mas acima de tudo, terá a certeza de que verá conteúdo de extrema qualidade, que te dará enorme bagagem no decorrer da sua carreira, e principalmente, que serão fundamentais para que possa difundir a tão importante história e cultura afro-brasileira por onde quer que vá.

Deixe seu Comentário