Home » Curso técnico ou tecnólogo: Comparativo entre as duas modalidades
Primeiramente, quem está buscando novos caminhos na vida profissional, precisa pesquisar e se manter bem informado sobre os cursos e carreiras de interesse. A verdade é que ainda existem muitas dúvidas sobre a diferença entre técnico e tecnólogo. Então, se você também se pergunta qual a diferença entre eles, veio ao lugar certo. Pois hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre cada uma das modalidades e tomar, de fato, a decisão certa para seu futuro.
Se você está procurando um curso técnico ou tecnólogo, precisa saber que eles não são iguais. Então, confira as principais diferenças entre eles:
Antes de mais nada, você precisa saber que esses cursos são de graus de escolaridades diferentes. Os cursos técnicos são de nível médio, enquanto os tecnólogos, são cursos de nível superior.
Portanto, quem se forma em um tecnólogo poderá fazer um curso de pós-graduação depois da formatura, por exemplo. Enquanto quem faz um curso técnico, vai ter uma formação de nível médio.
Por serem cursos de níveis diferentes, então, a forma de ingresso também vai ser.
Para se matricular em um tecnólogo, o aluno vai precisar comprovar que concluiu o Ensino Médio, pois se trata de curso de graduação. Além disso, para ingressar na maioria dos cursos tecnológicos, é necessário prestar vestibular ou ter feito o Enem.
Já para se matricular em um curso técnico, é preciso apenas ter concluído o ensino fundamental. Inclusive, muitos alunos optam por cursar o técnico junto com o ensino médio, dessa forma, terminam os estudos já com uma profissão e podem ingressar no mercado de trabalho. Porém, existe uma exceção, que é o curso técnico em Radiologia, que, de fato, exige diploma de nível médio.
Então, as instituições de ensino que oferecem esses cursos também são diferentes.
Os cursos técnicos são facilmente encontrados em escolas como os institutos federais de educação, escolas técnicas e instituições do Sistema S, por exemplo: Senai e o Sebrae. Por fim, os cursos tecnológicos são oferecidos por faculdades, centros universitários ou universidades.
Apesar das diferenças, os dois cursos têm um tempo de formação bem parecidos. Os dois são considerados, de fato, cursos de formações rápidas. O curso tecnólogo é um curso de graduação que tem uma duração menor que os cursos de licenciatura e bacharelado. Enquanto esses têm 4 ou 5 anos de duração, os cursos tecnológicos duram, em média, 2 anos. Alguns podem chegar a 3 anos de duração.
Já os cursos técnicos que são integrados ao Ensino Médio, tem duração de 3 anos, ou acompanham apenas os dois últimos anos desse nível do ensino básico.
Por fim, os cursos que não dependem de formação, podem variar entre 1 ano e meio e dois anos.
Primeiramente, por serem cursos de níveis diferentes, como já falamos anteriormente, os cargos ocupados pelos alunos após a formatura também são diferentes.
Enfim, quem se forma em um tecnólogo, pode ocupar cargos de Analista, Gerência, entre outros. Então, esse profissional termina o curso apto a ocupar vagas de chefia, sendo capaz de solucionar os problemas do setor, por exemplo.
Portanto, podemos dizer que quem se forma em um curso técnico, ocupa os cargos mais operacioanais. Porém, de acordo com o desempenho alcançado e os planejamentos de cargos e salários implantados pelas empresas, é possível alcançar cargos mais altos.
Por fim, o fato é que ambos os cursos são bem aceitos pelo mercado de trabalho, e os dois profissionais irão encontrar bons índices de empregabilidade após a formatura.
Por fim, agora que você já sabe qual dos dois cursos mais se encaixam no seu perfil e objetivos profissionais, precisa saber, de fato, como escolher o melhor curso. Pensando nisso, o Canal do Produtor preparou uma lista com os melhores cursos técnicos e os melhores cursos tecnólogos para facilitar a sua escolha de qual curso fazer.
Entre os cursos técnicos que você pode escolher estão:
Por fim, aqueles alunos que buscam um curso tecnólogo para ter uma formação de nível superior mais rápida, pode escolher o curso entre todos que são citados na lista abaixo:
Por fim, é muito importante ressaltar que as instituições de ensino que ofertam esses cursos, independente da modalidade, precisam ser credenciados junto ao Ministério da Educação. Se atentar a isso é muito importante, pois só assim seu diploma será válido e aceito no mercado de trabalho.
Então, agora que você já conhece as diferenças entre os dois tipos de cursos, e já conferiu a lista com os cursos que pode cursar, pode se matricular e dar o primeiro passo rumo ao seu sucesso profissional, já que esses cursos são muito bem aceitos no mercado de trabalho, você certamente terá um emprego garantido e um futuro promissor.
Deixe seu Comentário