Como escolher uma faculdade de pedagogia ead?

Na hora de escolher uma faculdade de pedagogia EAD há vários pontos que você precisa levar em conta, mas todos eles estão relacionado a qualidade do ensino. Afinal, quando vamos comprar, por exemplo, um novo celular, o que fazemos? Pesquisamos diversos modelos, conferimos a configuração, perguntamos a opinião de amigos e conhecidos e assistimos a vídeos de review no youtube. Então, por que quando escolhemos uma instituição de ensino não temos o mesmo trabalho e cuidado?

Afinal, a licenciatura em pedagogia a distância será a base da sua carreira. Sendo assim, ela precisa ser sólida para sustentar uma carreira de sucesso na área escolhida por você. Mas, não se preocupe, vamos te ensinar a escolher a melhor faculdade de pedagogia EAD para você e para o seu futuro. Então, confira o post até o final e coloque as nossas dicas em prática.

Requisitos básicos

Para começar é preciso dizer que estudar em casa e em qual horário você quiser não é um diferencial da pedagogia a distância. Afinal, quando o aluno procura por uma instituição EAD, essa deve ser a premissa da faculdade. Ou seja, é como se a marca falasse que o celular faz ligação, já que esse é um requisito básico do aparelho. Então, você precisa ir muito mais afundo que isso.

Além disso, outro ponto importante, mas que também não é diferencial, é que a faculdade precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar por vagas na área. Ou seja, é importante conferir essa informação antes de se matricular. Para isso, é só acessar o site do MEC e pesquisar pela instituição do seu interesse.

Também é interessante conhecer a grade curricular do curso, ou seja, as disciplinas e assuntos que serão trabalhados durante toda a graduação. E por falar nisso, é preciso lembrar que não existe mais curso de pedagogia a distância com três anos de duração. Todos os cursos de licenciatura precisam ter no mínimo quatro anos de estudo. Esse é o tempo ideal, segundo o MEC, para que o aluno tenha acesso a toda teoria e prática necessárias para enfrentar os desafios da profissão.

Material de ensino da faculdade de pedagogia EAD

Agora sim, vamos falar sobre o material de ensino da faculdade de pedagogia EAD. É preciso conferir com a instituição de ensino os materiais e sus formatos. Ou seja, além das videoaulas que são a principal fonte desses cursos, alguns deles também oferecem livros impressos, por exemplo. Assim, você não precisa nem depender da internet para estudar.

O EAD Premium Unifacvest chama os professores de autores, mas não é só uma simples nomenclatura. Esses profissionais são responsáveis por gravar o conteúdo das videoaulas, mas também escrever o livro da disciplina e desenvolver as questões das provas. Assim, é possível ter uma unidade de ensino em que o aluno é direcionado para o melhor caminho da aprendizagem. Além disso, quando o profissional escreve o livro, ele tem muito mais propriedade para falar sobre aquele assunto, o que pode facilitar o processo de ensino.

E já que mencionamos as provas, é preciso dizer que na Unifacvest eles não tem o caráter punitivo, mas sim educativo. O primeiro ponto é que dessa forma, você não tem surpresas desagradáveis de estudar um conteúdo X e na prova ser cobrado o conteúdo Y. Além disso, a ideia é que durante a prova, você tenha acesso a todo o material do curso. Dessa forma, quando você precisar consultar um tema, vai revisar esse assunto e reter essa informação de forma mais fácil.

Atendimento da instituição

Outro ponto que influencia muito na qualidade de diversos e diferentes lugares é o atendimento, com a instituição de ensino não é diferente. Então, confira quais são os canais de atendimento e como é o polo da instituição na sua cidade.

Uma dica importante é observar as páginas da faculdade nas redes sociais, como no instagram e no facebook. Assim, você pode verificar como é a postura da instituição na hora de resolver possíveis problemas que possam surgir. Além disso, também é possível conferir a opinião de alunos e ex-alunos e ter um gostinho de como é ser um estudante nessa faculdade.

Escolha a melhor faculdade de pedagogia EAD

Seguindo as nossas dicas, temos certeza que vai conseguir escolher a melhor faculdade de pedagogia EAD para você. Então, não esquece de pesquisar, pedir a opinião dos amigos, perguntar e tirar todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão. Afinal, é o seu futuro profissional que está em jogo e ele dever ser respeitado já na primeira aula da faculdade. E por falar em aula da faculdade, trouxemos abaixo, algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de licenciatura em pedagogia:

  • Alfabetização e Letramento
  • Didática
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Física
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação
  • História da Educação
  • Informática Aplicada à Educação
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais)
  • Literatura Infantil
  • Orientação Educacional
  • Pedagogia nas Instituições não Escolares
  • Supervisão e Orientação Pedagógica
  • Prática Textual em Língua Portuguesa
  • Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
  • Tecnologia e Novas Mídias
  • Metodologia do Ensino de Matemática – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
  • Metodologia do Ensino de História e Geografia
  • Metodologia do Ensino de Arte
  • Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais

Além disso, no curso de pedagogia é obrigatório o cumprimento de 400 horas de estágio curricular supervisionado, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015. O estágio é aquele momento em que o estudante pode colocar em prática o conhecimento adquirido e ter uma noção prática de como será seu futuro na profissão.

Mercado de trabalho para pedagogos e pedagogas

Pesquisas recentes apontam que em média 90% dos profissionais formados em pedagogia estão empregados. Além da atuação no ambiente escolar, é possível atuar hospitais, fábricas de brinquedos, bibliotecas, museus, organizações não governamentais (ONGs) e editoras.

Na sala de aula o pedagogo pode atuar como professor de educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos (EJA), como supervisor, orientador, coordenador e diretor. Nas empresas, o pedagogo pode atuar no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais. É possível trabalhar também com assistência social em instituições religiosas, centros comunitários, asilos e presídios. Nos hospitais, o pedagogo pode ajudar no processo educacional de crianças e jovens internados.

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

5 × dois =