Autores que falam sobre Autismo na Educação Infantil

O constante estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista em crianças é fundamental para que elas tenham suporte e um excelente desenvolvimento conforme seu quadro e necessidade.

O Autismo é uma condição neurológico-comportamental que afeta milhares de pessoas no mundo. Segundo a OMS, estima-se que 70 milhões de pessoas ao redor do mundo tenham algum grau de autismo.

Esse transtorno afeta de maneira significativa, às vezes prejudicial, como a pessoa convive e responde ao mundo ao seu redor.

Os principais pontos desse transtorno são:

  • Disfunções da Área Social (Habilidade e Interações sociais);
  • Comprometimentos na comunicação (verbal ou não verbal) ou na linguagem;
  • Disfunções comportamentais.

Desses, o principal e o mais afetado é o aspecto social. Pois é a área de atuação que mais sofre impacto na vida de uma pessoa autista, tornando-se um fator de grande sofrimento para ela. É tão importante que é um dos principais pontos de análise para ajudar no diagnóstico do transtorno.

Um detalhe técnico para se ter em mente: o termo Autismo não é mais utilizado pelos especialistas, pois entende-se que é um transtorno com diversas gamas e aspectos de comportamento. Com isso, foi estipulado o termo Transtorno do Espectro Autista.

Quais são os diferentes aspectos de autismo?

Como é dividido os tipos de autismo? Listamos abaixo para ajudá-lo a compreender melhor as várias formas que esse transtorno se apresenta.

Traços autistas: São as pessoas que têm traços leves do autismo. Nem sempre chegam a ter um diagnóstico já que são difíceis de serem detectados ou definidos. Será preciso ajuda de uma equipe de profissionais capacitados. Porém, mesmo que seja um quadro leve, as pessoas que se encontram nesse quadro sofrem em vários parâmetros da vida, principalmente nas interações sociais e possuem dificuldade de interpretação do meio.

Síndrome de Asperge: É um tipo considerado “leve” já que não há atraso na fala até os três anos de idade. Pessoas com Asperge possuem uma inteligência acima da média e não há nenhum tipo de retardo mental (déficits cognitivos), porém percebe-se prejuízos na interação social e possuem dificuldade de entender o que o outro está sentindo.

Autismo de alto funcionamento: Parece com o Asperge, mas há o atraso na aquisição da fala. E são pessoas que possuem um talento magnífico e bem específicos para suas áreas de interesse. Quando se voltam para executar o que fazem de melhor, o fazem com uma performance inigualável, por isso o termo alto funcionamento ou alta performance.

Autismo Clássico: Esses são os mais conhecidos. Tem como características o retardo mental, dificuldade extrema de comunicação e contato visual. Possuem muita dificuldade de socialização e são dependentes de terceiros. É nesse grupo que associam os movimentos estereotipados, como balançar o corpo e etc.

Autores que falam sobre Autismo

Para nos auxiliar nessa jornada, levantamos algumas obras de autores consagrados que abordaram sobre esse tema e que dão direcionamentos valiosos sobre como entender e como lidar com crianças ou mesmo adultos com autismo.

Essas indicações podem ser muito bem aproveitadas por pessoas que estão passando por isso na família ou mesmo professores que estão em busca de dicas para aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

Esta loja online oferece uma variedade de relógios Fake Patek Philippe, incluindo modelos clássicos e modernos, proporcionando condições de compra convenientes e entrega rápida.

Livro: O cérebro autista: Pensando Através do Espectro por Temple Grandin e Richard Panek

A Temple Grandin é uma Ph. D. e é autista. Contribuiu para grandes pesquisas nos USA e nesse livro ela mescla suas experiências junto aos avanços e estudos sobre esse universo. Principalmente pelo estudo de ressonâncias cerebrais que a própria autora se disponibilizou em realizar nela mesma. Tudo para ajudar os cientistas no entendimento do comportamento autista. Ela passa o livro debatendo os primeiros estudos e suas teorias iniciais e as mudanças que vem sofrendo ao longo dos anos. Além disso, Temple divide a experiência de descobrir mais sobre ela nesses estudos e como isso impactou sua vida. É um livro que ajudará a entender aspectos cruciais e essenciais de quem tem o transtorno.

Livro: Mundo Singular – Entenda o Autismo por Ana Beatriz Barbosa Silva

Com linguagem acessível o livro da Dr. Ana Beatriz é o que há de mais didático sobre o autismo. Autora de vários livros e bestseller no Brasil, Ana Beatriz Barbosa é formada em psicologia e é referência brasileira sobre o tema. Nesse livro em específico, a autora se debruça sobre aspectos técnicos e práticos do autismo, desfazendo mitos e preconceitos. Para quem deseja estudar pela primeira vez e entender com profundidade ao mesmo tempo, esse livro é uma boa opção.

Livro Autismo. Compreender e Agir em Família por Sally J. Rogers, Geraldine Dawson e Laurie A. Vismara.

Nesse livro, as autoras trazem várias táticas para colocar em prática em casa junto à criança com Transtorno do Espectro Autista. Elas acreditam na importância e no papel da família no desenvolvimento da criança autista e, por isso, enfatizam sobre a importância dos pais conhecerem profundamente sobre o tema e que tenham maneiras de adaptar sua realidade para realidade do filho portador do transtorno. A linguem do livro é simples, direta e bem objetiva, tornando a leitura agradável.

Como aprender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil?

Os educadores são os primeiros a sentirem a necessidade de aprimoramento sobre o tema. Afinal, essas crianças precisam de um olhar mais preparado para evitar prejuízos no convívio social dela.

No mercado há vários cursos de especialização online voltados para dar esse suporte e que podem dar um excelente direcionamento sobre como adaptar as aulas e criar atividades especificas.

Vale muito a pena para quem deseja ter um local 100% preparado para acolher e fornecer as ações adequadas.

Equipe de redação do Canal do Produtor

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

17 − dezesseis =