Home » Atividades para Educação Infantil: Dicas práticas para fazer em casa
Entreter as crianças em casa por um longo período, como a quarentena em virtude do COVID-19, pode ser um desafio até mesmo para os profissionais mais experientes.
Neste sentido, para você que é pai, mãe ou até mesmo professor de educação infantil, nós aqui do Canal do Produtor separamos abaixo uma lista de atividades para educação infantil que podem ser executadas facilmente e, de quebra, podem ser utilizadas para entreter crianças de qualquer faixa etária. Ou seja, seguindo as nossas dicas a diversão estará garantida para toda a família!
A partir de agora, você vai conferir ideias de brincadeiras para educação infantil que incluem desde culinária até um tour virtual pelo mundo! Indo além da pura diversão, as atividades para educação infantil em casa vão proporcionar um aprendizado diferenciado e momentos de muita descontração. Confira!
Velho conhecido das crianças e também dos adultos, o quebra-cabeça é indicado para todas as idades. Basta escolher aquele que mais se adapte ao seu público. Existem opções de baixa complexidade, que podem ser concluídas em minutos, e aqueles em que a complexidade é tão grande que demoram até mesmo dias para serem concluídas.
A atividade melhora o raciocínio, coordenação motora, memória, além de permitir a interação social e aguçar a capacidade de percepção.
Ir para a cozinha e colocar a mão na massa é outra grande opção que atende a todas as idades. Para os menorzinhos, o auxílio dos pais ou de um adulto responsável é imprescindível. Já para os maiorzinhos, a supervisão também se faz necessária, porém há possibilidade de execução de receitas mais elaboradas.
Além de fortalecer os vínculos e criar memórias felizes, a atividade ajuda no desenvolvimento da independência e paciência.
Quando as opções ficam escassas, nada melhor do que apelar para os famosos jogos de tabuleiro. Um bom exemplo deles é o jogo Banco Imobiliário, que atende crianças a partir de 8 anos e leva até várias horas para ser finalizado.
A dinâmica do jogo traz aprendizados na área de matemática, educação financeira, capacidade de raciocínio, estratégia, atenção e noções sobre investimentos.
Além do Banco Imobiliário, opções como Jogo da Vida, Detetive, Cara a Cara, Imagem e Ação, Perfil e War costumam proporcionar grandes momentos de lazer e descontração.
Criar uma pequena “oficina de artesanato” pode ser a opção ideal para quem quer utilizar os materiais recicláveis como garrafas pet, copos de plástico, tampinhas, canudos, rolos de papel higiênico, cabides e revistas.
Nesta atividade, os adultos podem orientar as crianças na confecção de coisas divertidas, decorativas ou até mesmo úteis.
Brincadeiras manuais como esta trazem uma série de benefícios estimulando a concentração, disciplina e imaginação. Ao mesmo tempo, desenvolvem a capacidade cognitiva e a coordenação motora, despertam a criatividade e aguçam a curiosidade.
Para quem tem quintal em casa, nada melhor do que oferecer um contato direto com a natureza. Para isso, vale até criar uma pequena horta. Quem mora em apartamento pode apelar para os vasos e/ou jardins suspensos e verticais.
Você pode utilizar sementes, raízes, mudas ou então sementes tiradas diretamente das frutas consumidas. O ideal é que pais e filhos participem de cada etapa juntos. Aliás, esta é uma oportunidade perfeita para que as crianças conheçam a origem dos alimentos e a importância de se preservar a natureza.
Queridinhos das crianças, os balões são bastante práticos e fáceis de se achar. A nossa sugestão é de que eles sejam utilizados como alvos em brincadeiras de “acerte o alvo” ou então em atividades como verdade ou desafio.
Eles podem ser preenchidos com bilhetes que incluam desafios ou perguntas, de acordo com a faixa etária do grupo. As bolas podem ser fixadas na parede e estouradas com lápis. Lembre-se que quanto mais balões houver, maior será o tempo de diversão!
A brincadeira serve de alívio para o estresse ao passo em que trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.
Se a bagunça e sujeira não são um problema para você, que tal tentar a receita de slime? Basicamente, você vai precisar de papel higiênico, água, açúcar, farinha de mandioca e corantes coloridos.
O resultado, apesar de pegajoso, é divertido e pode durar vários dias!
Crianças e adolescentes têm um interesse especial por música. Então por que não envolvê-los em uma brincadeira onde possam fazer “criações musicais”?
A forma mais fácil de fazer isso é usando a paródia, – uma versão cômica da música – que usa o mesmo ritmo e melodia, mas altera a letra. As crianças podem escolher sua música preferida e receber auxílio dos pais na construção da nova letra.
Com a letra refeita, é hora de soltar a voz e dar vida à nova música!
Que tal fazer uma viagem pelo mundo? Sabemos que com a quarentena isso fica inviável fisicamente, mas que tal virtualmente? Atualmente, existem recursos que te permitem percorrer locais turísticos inteiros, de qualquer parte do globo terrestre, sem sair de casa. Então, por que não explorar todo esse mundão com os seus filhos?
Abaixo, seguem duas formas bem práticas de fazer isso!
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário